eBook grátis! Escolhendo os primeiros instrumentos e acessórios para aprender violão e guitarra.

eBook grátis! Escolhendo os primeiros instrumentos e acessórios para aprender violão e guitarra.

Guia indispensável para iniciantes!

Violão elétrico, acústico e eletroacústico: entenda as diferenças

Violão elétrico, acústico e eletroacústico: entenda as diferenças

Por mais que a sua intenção seja chegar em casa e tocar o seu violão apenas por hobby, ter um bom equipamento pode ajudar muito. No entanto, na hora da compra, quem não tem muita familiaridade com o instrumento acaba se deparando com um dilema: “Violão elétrico, acústico ou eletroacústico?”. Pensou que todos eram iguais? Pois é, eles não são!

 

Para te ajudar a conhecer as particularidades de cada um desses tipos de violão separei aqui algumas dicas. Sem dúvidas, elas vão te ajudar a dar um belo show. Então, não deixe de acompanhar até o fim, pois conhecendo o seu instrumento e o que ele é capaz de fazer, seu aprendizado poderá ser muito melhor. Bora começar?

 

Violão Elétrico

 

Para começar, vamos falar sobre o violão elétrico, já que esse carinha é aquele que mais se distancia da ideia que muitas pessoas têm sobre o instrumento. Afinal, quando paramos para observar, o violão elétrico é uma espécie de parente muito próximo da guitarra. També

m conhecido como violão flat, semissólido ou sólido, esse tipo de violão foi idealizado para ser utilizado em conjunto com uma caixa amplificadora.

 

Por essa característica especial, é importante ressaltar que, se você deseja começar a aprender usando um violão desses, a caixa amplificadora será um requisito. Isso acontece pelo fato de ele não possuir uma caixa de ressonância. Portanto, sua amplificação natural do som é quase nula.

 

Enfim, podemos dizer que esse instrumento é mais voltado para aqueles que já trabalham com música ou já possuem alguns equipamentos. Para essas pessoas, o instrumento é massa! Para os iniciantes, talvez seja melhor avaliar as outras opções…

 

Violão Acústico

Indo na direção oposta ao violão elétrico, o violão acústico é aquele que representa o que a maioria das pessoas imagina sobre o instrumento. Isto é, ele é o formato padrão. Aliás, suas características acabam fazendo este tipo de violão ser mais indicado para os iniciantes, já que ele não exige nenhum equipamento adicional.

 

Ao contrário do violão elétrico, o violão acústico consegue amplificar o som de forma natural, dispensando caixas amplificadores e outros recursos elétricos. Suas caixas de ressonância são maiores e, por esse motivo, o som consegue sair de forma natural. Não à toa, esse é aquele violão levado para as rodas de amigos, sempre marcadas por altos papos e uma trilha sonora divertida.

 

Dessa forma, se você deseja aprender a tocar violão como hobby, apenas para realizar um sonho de juventude, por exemplo, esse tipo de violão pode ser o mais indicado. Mas ainda existe outra opção atrativa…

 

Violão Eletroacústico

Agora que já vimos os dois extremos dos tipos de violões, vou te apresentar o violão eletroacústico. E, na verdade, como o nome sugere, esse tipo de violão é um meio-termo entre o violão elétrico e o acústico. Por alguns elementos em sua constituição, ele consegue ser utilizado com ou sem as caixas amplificadoras ou outros recursos eletrônicos.

 

Como esse tipo de violão é uma “espécie híbrida”, sua caixa de ressonância é um pouco menor que a do violão acústico. Por consequência, seu som natural é amplificado com menor intensidade, mas nada que prejudique o resultado final.

 

Em sua parte semelhante ao violão elétrico, esse modelo conta com uma série de microfones internos e um sistema de regulagem muito interessante. Assim, caso você prefira, é possível fazer uso de algum cabo para conectá-lo a uma caixa amplificadora.

 

Como pôde notar, o violão eletroacústico é bastante versátil e pode ser uma boa opção, até mesmo para os iniciantes. Dessa maneira, será possível utilizá-lo para as aulas ou para momentos em que um amplificador seja necessário.

 

Violão elétrico, acústico ou eletroacústico? Qual é a resposta?

Agora que você já conhece as características de cada um dos tipos de violão acredito que já tenha percebido que, na verdade, não existe “um melhor” entre eles, salvo pela qualidade entre uma marca e outra, é claro. Isto é, o melhor violão para você aprender, será aquele que melhor se adequar às suas necessidades e condições financeiras, estilo, etc.

 

Portanto, seja com um violão elétrico, um violão acústico ou um violão eletroacústico, o importante é perseverar. O início pode ser um pouco complicado, mas as recompensas são grandes. E, sinceramente, saiba que não há nada melhor do que se sentar para relaxar após um dia cansativo e, com muito orgulho, tocar aqueles acordes que você aprendeu a amar.

 

Por fim, desejo que essas informações tenham servido para dar fim às dúvidas relacionadas à trinca: “violão elétrico, acústico e eletroacústico”. Agora que já conhece seu equipamentos, já tem uma boa base para começar. Então, o show deve continuar! E se você gostou do post, compartilhe. E mais, se tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar. Responderei sempre que for possível. Até mais…

Artigos Relacionados

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *